churrasco
educacao
home



Estás ouvindo: Johann Sebastian Bach

New

Link p/ TUTORIAL

Sala Mário Faustino
Responda a pergunta do dia!

Visite a galeria dos leitores
(Clique aqui e veja o slideshow)

bruxa

Bem vindo ao espaço literário de
nosso sítio.

Esta página foi organizada por
Mires Batista Bender.

wicca

Nossa página ganhou tons claros para favorecer o aproveitamento de energia.
"Super green"

bruxa_na_lua

Mirífica
Momentos de leitura

EVENTOS
persona

(Clique aqui)

Links muito legais!

Ruffato____________ Estive em Lisboa e lembrei de você

O ESCRITOR LUIZ RUFFATO nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais a série “Inferno Provisório” e o aclamado “Eles Eram Muitos Cavalos”, que recebeu o prêmio APCA e o Machado de Assis, da Biblioteca Nacional.
RUFFATO, que há alguns anos ocupa lugar de destaque na moderna narrativa brasileira, lança Estive em Lisboa e Lembrei de Você. A obra é um pequeno milagre narrativo, que cria uma história ao mesmo tempo densa e veloz a partir das marcas linguísticas presentes na fala de seu personagem-narrador.
Estive em Lisboa e lembrei de você é o terceiro volume da coleção Amores Expressos, da editora Companhia das Letras, e revela a mão segura e inventiva do autor ao narrar a história de Serginho: um mineiro desiludido com o casamento e a falta de emprego que decide se aventurar em Portugal, em busca de redenção financeira e, quiçá, amorosa.
Na primeira parte da história, transcorrida no Brasil, vemos Serginho chafurdando nas pequenezas da vida interiorana mineira, entre as quais se inclui um malfadado casamento com uma moça de “ideia fraca” na sequência de uma gravidez indesejada. A partir daí a vida de Serginho desanda sem apelação: casamento, emprego e a própria vontade de viver entram em perigoso colapso. Até que alguém saca a panacéia redentora: Portugal. Lá, corre a lenda, é possível um trabalhador denodado recompor a vida e fazer um belo pé de meia antes de retornar à terra natal. É hora, pois, de Serginho dar as costas à sua Cataguases, cortada pelo rio Pomba, em cujas águas o autor parece ter se inspirado para construir uma prosa de fluxo forte intercalado por rápidos e iluminadores flashbacks.

Em Portugal, o passar dos anos será demarcado com extrema sutileza pelo afloramento de uma plêiade de idiomatismos lusos na prosa interiorana de Serginho, revelando a mão segura e inventiva de um dos mais bem-sucedidos autores brasileiros contemporâneos.

Moi_di_repoi
Homenagem ao autor do mês
Luiz Ruffato


Especial:

Confira aqui as regras da
reforma ortográfica.

Queres aprofundar os estudos?
(Clique no livro para ampliá-lo)

Sobre a nova ortografia da língua portuguesa
Volnyr Santos
Editora Rígel, 2008. 80p.
ISBN: 978-85-7349-083-1

Rufar dos Tambores
rufar_dos_tambores

Dubito ergo sum

livroanimadoSugestão de leitura:
Caderno de ensaios do editor "O conceito de literatura".

Os escritores e seus gatos

gatos

Mitos e magia

bruxa

 

 

 

 

 

Oh! Que gracinha!
(Passe o mouse sobre a figura)

 

 

 

Este espaço é destinado à vida e obra do poeta Mário Faustino.

Vida
(Clique aqui)

Poemas
(Clique aqui)

Faustino